Crítica: “The Runaways – As garotas do rock” (2010).

The Runaways movie image

O filme da diretora Flora Sigismondi, vinda dos videoclipes, é mais uma cine biografia de uma banda de rock que entrou para a história da música, retratando de forma fiel os acontecimentos, por sua vez, relatados no livro “Neon Angel: A memoir of a Runaway”, escrito pela vocalista Cherie Currie. A produção conta desde os encontros das garotas nos estúdios de gravação até o derradeiro momento da banda, com cada uma seguindo seus próprios caminhos.

A banda “The Runaways” foi uma das primeiras formadas só por garotas em meados dos anos 70, em plena explosão do rock na cidade de Los Angeles. Apoiadas pelo empresário e produtor musical Kim Fowley, vivido no filme por Michael Shannon, as adolescentes entre 15 e 17 anos, ganharam fama e sucesso meteóricos.

Mas o sucesso das meninas nada seria possível se não fosse o sonho de uma jovem chamada Joan Jett (Kristen Stewart), que queria ganhar o mundo tocando rock. Cheia de atitude, ela logo se tornaria um símbolo da rebeldia e da música daquela conturbada década. E a seu lado, uma garota fã de David Bowie, Cherie Currie (Dakota Fanning), que compartilhava do mesmo sonho de Joan, querendo cantar nos palcos do mundo.

As duas são os pilares da banda, que contava com outras moças habilidosas e talentosas, principalmente a guitarrista Lita Ford (Scout Taylor-Compton), que desde os primeiros acordes nas sessões de gravação, já se mostrava uma artista de primeira linha. A relação entre as garotas sempre foi marcada por conflitos criativos e pessoais, mas no palco, elas levavam o público ao delírio. Há quem diga que Joan e Cherie tiveram um relacionamento amoroso em meio às turnês.

The-Runaways-Movie-Wallpapers-8The Runaways movie image

Mesmo com poucos anos juntas, as meninas ajudaram a criar uma das mais ardentes páginas na história do rock, com sucessos como “Cherie Bomb”, uma canção que diz muito sobre a vocalista. Como escrito anteriormente, cada uma seguiu seu próprio caminho ao fim da banda, sendo que Joan Jett foi a que alcançou maiores êxitos na carreira, já que ainda hoje se apresenta com sua banda “The Blackhearts”. Quem nunca ouviu o hit “I love rock n’ roll”?

O filme tem dois grandes méritos, que o tornam indispensável para todos os que gostam de rock. Primeiro, é a caracterização das personagens e dos ambientes, retratando com fidelidades aqueles loucos anos 70. Kristen está incrivelmente igual à Joan, tanto na aparência, quanto na atitude.

A atriz, conhecida por seu método de imersão total nas personagens, recebeu conselhos de Joan Jett durante as filmagens e não permanecia com as roupas e maquiagens depois de filmar as sequências. Ela também aprendeu a tocar guitarra para desempenhar melhor as cenas no palco. Além disso, canta em algumas cenas. E com certeza esse é um dos papeis em que a bela atriz esbanja mais sensualidade, mesmo com suas roupas de couro.

Quem também canta e impressiona na atuação é a talentosa Dakota Fanning, que deixa de lado a figura de menina ingênua de outros filmes, para se lançar no turbilhão de experiências vivido por sua personagem. Quando ela sobe no palco com lingerie vermelha, vemos a própria Cherie Curie totalmente insinuante e sexy. A voz de Dakota ficou muito parecida com a da cantora, o que lhe rendeu elogios da própria Curie.

Runaways 2Stewart and Fanning who star in the movie "The Runaways" pose for a portrait during the 2010 Sundance Film Festival in Park City

O outro ponto de destaque da produção é sua trilha sonora, que além de várias canções da banda, apresenta temas de outros grandes artistas, como David Bowie, Sex Pistols e The Stooges. A música ajuda a esquentar o clima das cenas, numa viagem regada a sexo, drogas e rock n’ roll.  

Histórias como essa nos mostram como eram feitos os ícones do rock n’ roll, e como eles se tornaram eternos, ainda que sua passagem pelas luzes do estrelato tenham sido tão rápidas quanto um “riff” de guitarra. Mas com certeza essas garotas se tornaram rainhas do rock, como o próprio filme sugere.

Nota 4 de 5.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s