Jason Statham – Herói com suas próprias regras.

images

A história de Jason Statham no cinema é permeada por personagens fortes e bons de briga, dispostos a fazer justiça com as próprias mãos (e pés) e em alguns casos, simplesmente, meter a porrada mesmo. A fama de um dos melhores astros do cinema de ação moderno vem dos tempos em que se dedicava ao mergulho, artes marciais e outras modalidades esportivas, o que lhe permite na maioria dos casos, protagonizar suas próprias cenas de ação, sem o uso de dublês.

Jason Michael Statham nasceu em Chesterfield, Inglaterra no dia 12 de setembro de 1967, e desde muito cedo, usou da própria imagem para ganhar dinheiro, primeiro como modelo, depois como competidor profissional em campeonatos de saltos ornamentais e em algumas oportunidades de “maré baixa”, fazendo pequenos “bicos” como vendedor de joias e perfumes falsificados.

Sem dúvida, Jason nasceu para o estrelato. Ele é o segundo filho de um cantor de boate e uma bailarina, que antes de estrelar nos palcos, trabalhava como cabelereira. Contudo, os palcos não estavam em seus planos num primeiro momento, já que gostava de esportes.

Como competidor, participou da equipe britânica de saltos ornamentais nas Olimpíadas de Seul, Coréia do Sul, em 1988 e ficou no time por uma década. Após sua saída das piscinas, foi convidado pela marca French Connection para estrelar uma campanha publicitária, o que lhe rendeu tempos depois, outro convite, desta vez para participar de um comercial da famosa marca de jeans Levi’s como modelo.

Uma característica de Jason que sempre chamou a atenção dos produtores, primeiro das campanhas publicitárias, e mais tarde, dos filmes, é a sua cara de pessoa normal, com um ar de cafajeste ou desajustado na sociedade. Talvez por isso, a maioria de seus papeis na telona seja de pessoas pouco simpáticas.

images (1)

Durante uma campanha da French Connection, o produtor e diretor Guy Richie foi apresentado à Statham pelos executivos da marca, que patrocinavam o mais novo filme de Guy, “Jogos, trapaças e dois canos fumegantes. Após conhecer sobre Statham e sua “fama” pregressa, o diretor o convidou para um teste de cena. Jason teria que vender joias ao diretor e conseguiu o feito por ser bem persuasivo, digamos assim. Richie ficou convencido e o escalou para a sua primeira participação no cinema.  

A produção de 1998 apresentou para o público um novo tipo de ator, que não tinha cara de galã, mas que atraía por seu carisma e humanidade extremas, rendendo ao ator eleogios por sua participação e determinado os rumos para sua carreira. Mesmo assim, ele ainda não era considerado um astro.

Em 2000, participou de dois filmes, “Snatch: Porcos e diamantes”, mais uma produção escrita e dirigida por Guy Richie e “Febre Urbana”. No ano seguinte, participou de “Fantasmas de Marte’, filme de ficção científica e horror do mestre John Carpenter, “O confronto” ao lado de Jet Li e “Penalidade Máxima”, versão britânica de “Golpe baixo”, em que interpreta um presidiário que se torna o goleiro do time, não medindo esforços para que a bola não passe pelas traves.

Em 2002, estrelou aquele que seria seu primeiro filme de maior expressão, a aventura “Carga Explosiva”, um dos melhores exemplos do novo cinema de ação francês. No papel de Frank Martin, um motorista encarregado de fazer entregas para clientes especiais, o personagem mostrava quando necessário suas habilidades nas artes marciais. Statham protagonizava sequências de luta muito bem coreografadas, com muitos personagens ao mesmo tempo na cena. Ele ainda emprestou sua voz para o game “Red Faction 2”.

Em 2003, atuou ao lado de um grande elenco, que contava com Mark Whalberg, Edward Norton, Charlize Theron e Donald Sutherland no ótimo “Uma saída de mestre”, além de mais um game, o conhecido primeiro volume de “Call of Duty”. No ano seguinte, participou de “Colateral”, filme de Michael Mann estrelado por Tom Cruise e Jammie Foxx e foi o vilão em “Celular – Um grito de socorro”, ao lado de Kim Basinger e Chris Evans.

No ano de 2005, volta a interpretar Frank Martin em “Carga Explosiva 2”, participa do drama “London” e protagoniza mais dois filmes de ação policial, “Revolver”, produzido por Guy Richie e “Caos”.

jason-statham-on-target

Em 2006 faz uma participação não creditada no remake de “A pantera cor-de-rosa” e estrela “Adrenalina”, outro de seus filmes mais conhecidos, numa espécie de “Carga Explosiva” com muito menos necessidade de realidade. No ano seguinte, interpreta um fazendeiro que tem que se tornar herói para salvar o reino na produção “Em nome do Rei”, mais um dos filmes do alemão Uwe Böwl, considerado o pior diretor do mundo. Também estrelou “Rogue – O assassino”.

No ano de 2008, participou de dois remakes com relativo sucesso. O suspense “Efeito Dominó” e a aventura sobre rodas “Corrida Mortal”, em que viveu um presidiário forçado a participar de perigosas corridas de carros num futuro não muito distante. E como não podia deixar de ser, teve que levar mais uma carga perigosa, mas bem atraente, no filme “Carga Explosiva 3”. Repetiu o personagem no curta-metragem “Transporter 3 – Special Delivery: Transporters in the real world” no ano seguinte.

Ainda em 2009, estrelou “Adrenalina 2 – Alta Voltagem. Já em 2010, participou de “13”, remake inglês da produção francesa “13 Tzameti”, dirigido por Géla Babluani, que dirigiu o original, a produção de ação “Blitz”, e recebeu o convite de ninguém mais, ninguém menos, que Sylvester Stallone para atuar no tão sonhado encontro dos maiores heróis de ação do cinema de todos os tempos.

Em “Os Mercenários”, Statham é uma espécie de novato com experiência ao lado de ícones do cinema de ação como o próprio Stallone, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Jet Li e Dolph Lundgren. Isso sem contar os também “novatos” Terry Crews, Steve Austin e Randy Coulture. O ator dividiu a maioria das cenas com Sly e recebeu boas críticas por ser o mais humano no meio de tantos brucutus anabolizados e “botocados”.

Em 2011, participou da divertida animação “Gnomeu e Julieta” e de “Assassino a preço fixo”, mais um remake, reprisando o papel de Charles Bronson, um dos maiores nomes dos filmes policiais. E esteve em “Os especialistas”.

jason_statham_the_expendables_2_1920x1080_14427

Já em 2012, voltou com os heróis de ação em “Os Mercenários 2” e “O código”. Em 2013, estrelou “Paker” e “Linha de Frente” e se prepara para voltar à ação este ano em “Os Mercenários 3”, ao lado de mais nomes de peso, como Mel Gibson, Harrison Ford, Antonio Banderas e Wesley Snipes. Será que o novo herói terá espaço no meio de tantos dinossauros?

Um fato curioso que ocorreu recentemente, durante as filmagens de “Os Mercenários 3” é que o caminhão em que o ator estava durante uma cena perdeu os freios e caiu no mar. O ex-atleta teve que nadar até a costa e segundo o colega Stallone, se não tivesse essas habilidades, com certeza teria morrido. Em outra cena, sem o uso de dublês, ele perdeu os sentidos ao cair em um lago, durante uma sequência de ação. Coisas que acontecem no mundo do cinema. Ou não.

Statham tem projetos de voltar numa nova trilogia de “Carga Explosiva” e num novo “Adrenalina”, mas por enquanto, são apenas especulações. Ele também estará em “Velozes e Furiosos 7”, que está sendo produzido. Mesmo assim, os fãs ficam ansiosos por novos filmes de ação e aventura com o cara aparentemente normal, mas que mete a mão na cara de quem não é de seu agrado. Então é melhor tomar cuidado.

O astro de ação Jason Statham não vai sair da tela tão cedo, mas é bom lembrar que esse cara tem suas próprias regras, então, fique atento.

Deixe um comentário